26/05/2022
  • 06:18 Homem morre em hospital após receber balaços em beco no tranquilo bairro da Compensa
  • 05:36 Homem é assassinado a facadas e corpo é jogado em Igarapé na Zona Centro-Sul de Manaus
  • 05:27 Ruivinha de Marte é comparada à campeã do jogo League of Legends e entra na onda
  • 05:26 Anitta é substituída por Ludmilla na festa Garota VIP e fãs reclamam da Fábrica de Eventos
  • 05:24 Um dia após se entregar para não ser executado, “Feroz” afirma que não matou PM em Manaus

Manaus (AM) – O vereador Amom Mandel (sem partido) passou mal, na manhã desta quinta-feira (24), e foi levado para o Hospital Santa Júlia, em Manaus, após complicações causadas por doenças autoimunes.

Nos últimos dias Amom vinha se queixando de fortes dores articulares que dificultavam sua locomoção. Após consultas com especialistas em reumatologia e gastroenterologia, uma série de exames foi indicada para o diagnóstico diferencial.

Com forte presença digital, Amom estava ausente das redes sociais na última semana após ter cumprido uma intensa agenda de trabalho. A ausência não tinha sido explicada, o que facilitou a veiculação de narrativas e especulações sobre seu rumo político e partidário.

O parlamentar levanta a bandeira das doenças crônicas autoimunes desde a campanha, mas não tinha revelado oficialmente ser portador delas até recentemente, quando convidou, por meio de uma publicação, médicos e pacientes para debater sobre o tema há cerca de 30 dias.

Amom se pronunciou antes da internação e revelou questões quanto as dores e inflamações articulares. Uma das suspeitas levantadas é de um quadro de fibromialgia concomitante às outras duas doenças autoimunes.

Doenças autoimunes

Amom foi diagnosticado com Retocolite Ulcerativa e Tireoidite de Hashimoto em 2015. Ambas são incuráveis, mas tratáveis. A primeira se reflete numa inflamação no intestino e a segunda em alterações na tireoide. No meio científico, dados apontam para estimativas conflitantes quanto à incidência de doenças autoimunes na população mundial; em média, 5 a 15% da população enfrenta esse tipo de condição. A gravidade e o risco dependem de cada caso e da evolução histórica dos pacientes. Outras doenças mais conhecidas também entram nessa classificação, como diabetes e artrite reumatoide.

Por meio de nota, a assessoria do parlamentar informou que “o quadro de saúde de Amom será tratado com transparência, sendo suas atualizações divulgadas em todos os canais oficiais do parlamentar e por meio de comunicados à imprensa.”.

Leia a nota da assessoria na íntegra:

Amom passa por procedimentos médicos após sofrer complicações com doenças autoimunes

Informamos que o vereador Amom Mandel (sem partido) passa por uma bateria de exames médicos desde o começo da manhã desta quinta-feira (24/03), no Hospital Santa Júlia, em Manaus. Nos últimos dias, o parlamentar vinha sentido fortes dores articulares e iniciou investigação do quadro com uma Reumatologista e uma Gastroenterologista. Os procedimentos acontecem após dificuldades para locomoção ocasionadas pelas dores, o que inspirou preocupação de familiares e amigos.

Comunicamos que o quadro de saúde de Amom será tratado com transparência, sendo suas atualizações divulgadas em todos os canais oficiais do parlamentar e por meio de comunicados à imprensa.

*Com informações da assessoria

lucas

RELATED ARTICLES
LEAVE A COMMENT

error: Content is protected !!